segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Escalas

Para os meus amigos que não estejam familiarizados com estas coisas do modelismo ferroviário, vou só dar uma pequena explicação da variedade de tamanhos que podemos encontrar no mercado.


Primeiro aspecto a considerar é que as miniaturas ferroviárias não são todas da mesma escala, ou seja se queremos construir uma maqueta ou simplesmente ter algumas miniaturas, temos de ter em atenção este pormenor: existem variadíssimas escalas de modelos. Vou apenas falar um pouco das mais conhecidas e não quer isto dizer que sejam todas comuns, porque não o são.

A escala por excelência, aquela onde tudo é possível encontrar e que tem mais adeptos em todo o mundo, exceptuando talvez a Inglaterra, é a escala H0, exactamente H zero e não HO. Esta escala tem uma relação de 1/87 com a realidade o que quer dizer que o modelo em miniatura é 87 vezes mais pequeno que na realidade.

Escala

1/22,5
G
1/32
I
1/43,5
0
1/76
00
1/87
H0
1/120
TT
1/160
N
1/220
Z

A jeito de explicação do H0, digo-vos que em Inglaterra existia uma escala que era a 0 (zero), mas como eram modelos muito grandes, 1/43,5 criou-se uma nova escala, que se chamou H0, ou seja "Half Zero".



As escalas "G" e "I" são muito usadas em Jardins exteriores, já que são escalas com miniaturas que mais parecem comboios verdadeiros, só que mais pequenos...


A escala 00 é praticamente só usada em Inglaterra, já que como de costume gostam de ter uma medida só deles...


A escala "N" já é bastante usada em Portugal, apesar de estar ainda muito longe da H0, principalmente porque se encontram menos equipamentos, mas o facto de a maqueta desta escala ocupar metade dos espaço da H0, não é de descurar.


A escala "Z" é basicamente para coleccionadores, mas é uma escala impressionante pela minúcia dos modelos.

Sem comentários: